Foto: 2º Batalhão Ambiental (Divulgação)
Apreensão foi feita pelo Mantenedouro São Brás com apoio do 2º Batalhão Ambiental
Foi capturado, no final da manhã desta quinta-feira, no Bairro Caturrita, o bugio Fred, que vivia na copa das árvores do bairro. Batizado de Frederico pelos moradores, o animal foi pego depois do relato da comunidade de que cinco crianças teriam sido mordidas ou arranhadas. Uma delas chegou a levar quatro pontos na cabeça, originada por uma mordida na cabeça.
O administrador do Mantenedouro São Braz, Santos de Jesus Braz da Silva, fez a captura, com o apoio de agentes do 2° Batalhão Ambiental. Eles usaram uma fêmea para atrair o macaco. O bugio foi encaminhado para o mantenedouro, onde ficará em quarentena. Segundo o médico veterinário da vigilância em Saúde, Carlos Flávio Barbosa da Silva, será coletado material para exames para verificar se o macaco teria alguma doença. A ideia, explica o veterinário, é de devolvê-lo ao seu habitat natural caso não seja constatada nenhuma patologia.
Uber começa a operar nesta sexta-feira em Santa Maria
Carlos explicou ainda que as cinco crianças atacadas pelo animal já receberam imunização antirrábica.
De acordo com o comandante do 2° Batalhão Ambiental, major Rois Jandirlei Flores Tavares, o macaco vivia desgarrado do bando. Não se sabe se o isolamento seria por idade avançada ou por ter sido excluído do resto do grupo.
- O problema é que, provavelmente, a comunidade tentou domesticar o animal. Porque o animal é selvagem não significa que seja agressivo. Só que, se existe a possibilidade de que tenham ocorrido ataques à crianças, foi porque houve uma invasão ao ambiente do animal - explica.